preloaderlogo please wait

Programação Cultural

DIA 10/09 | SEGUNDA-FEIRA


18:30 - Orquestra de Violões (Auditório Principal)

A Orquestra de Violões do IFFluminense é uma ação da Coordenação de Cultura do Campus Campos Centro, idealizada pelo professor Victor Matos. É formada exclusivamente por alunos da instituição. Seu repertório é eclético, indo de gêneros populares até a música de concerto. Ao longo dos seus quase quatro anos de existência, o grupo teve a oportunidade de se apresentar em importantes eventos, congressos e festivais, nacionais e internacionais, com destaque para os concertos   no “III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica” em Recife-PE; “I Festival Internacional de Violão do Espírito Santo” em Vitória-ES; e no “Festival Nacional de Música Instrumental de Três Rios-RJ”.

 

20:30 - Grupo vocal Freesom (Área dos Quiosques)

O Freesom possui uma característica que o torna diferente dos coros tradicionais: apresenta uma solista cantando a melodia principal, enquanto o grupo faz os arranjos vocais. Desta maneira, o talento individual de cada integrante enriquece a sono- ridade ao alternar os timbres, trazendo um charme todo especial para cada música. O repertório é bem diversificado, indo de Gilberto Gil a Donato y Estefano, e tudo isso acompanhado de vários instrumentos, como o violão, escaleta, flautas e percussão em geral.

 

 

DIA 11/09 | TERÇA-FEIRA


09:00 - Boca-Nós do Teatro (Auditório Principal)

Da peça "Boca", o Grupo Nós do Teatro traz as partes essenciais para esta apresentação pocket especial,  com inserção de poema de José Saramago, estatísticas e canções, realçando trechos da adaptação livre do grupo à  obra poética “Outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur. A cenografia tem uma concepção minimalista,  com a atuação cênica fundamentada em Bertolt Brench. Atores e atrizes realizarão performances de cunho social, atual e de impacto,  com apoio do Grupo Vocal Freesom na sonoplastia.

 

 

10:30 - Grupo vocal Freesom (Área dos Quiosques)

O Freesom possui uma característica que o torna diferente dos coros tradicionais: apresenta uma solista cantando a melodia principal, enquanto o grupo faz os arranjos vocais. Desta maneira, o talento individual de cada integrante enriquece a sono- ridade ao alternar os timbres, trazendo um charme todo especial para cada música. O repertório é bem diversificado, indo de Gilberto Gil a Donato y Estefano, e tudo isso acompanhado de vários instrumentos, como o violão, escaleta, flautas e percus- são em geral.

 

 

16:30 - Produção Musical FIC (Área dos Quiosques)

O FIC Operador de Áudio com ênfase em Produção Musical visa aprofundar os conhecimentos de operação profissional nos mais diferentes equipamentos utilizados no cotidiano. O objetivo principal é a capacitação dos profissionais de áudio, desen- volvendo habilidades necessárias para a produção musical de artistas, trilhas, áudio para a publicidade, espetáculos e músicas, além de proporcionar conhecimento técnico de áudio e equipamentos.

 

 

18:00 - Brasil Session (Área dos Quiosques)

O Brasil Session vem se mostrar com toda sua pluralidade sonora em música instrumental brasileira. A banda é formada por estudantes de diversos períodos da Licenciatura em Música do IFF Campus Guarus. A proposta do grupo é democrática e todos contribuem, cada um com sua especialidade, trazendo um som diferente, em uma mistura de soul, free jazz, funk e ritmos brasileiros, como o samba.

 

 

 

DIA 12/09 | QUARTA-FEIRA


09:00 - Parada Artística (Auditório Principal)

A peça é uma comédia que simula uma entrevista de emprego, visando trabalhar com leveza os principais erros que os candidatos cometem. A peça tem um cunho informativo, mas também aborda questões sociais, pois dá enfoque à difícil tarefa que é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Ela nos ajuda a refletir sobre os alunos que recebemos em nossas escolas e como podemos, com nossas ações, ajudá-los a se preparar para atuar frente às demandas de um mercado em constante transformação.

 

10:30 - Coro IFFluminense (Área dos Quiosques)

O Coro IFFluminense é um programa sistêmico que busca a integração, inclusão e a democratização da música por meio da criação de coros nos diversos campi que cantam o mesmo arranjo e, em conjunto, representam a diversidade e a identidade da Instituição.

 

 

16:30 - Coro IFF Macaé (Área dos Quiosques)

Formado por quarenta integrantes, em sua maioria alunos do ensino médio integrado, o Coro IFF Macaé desenvolve suas atividades desde 2014. O repertório é caracterizado pela música folclórica, popular brasileira e massiva, produto de pes- quisas por meio dos aplicativos dos próprios alunos. Quanto às contribuições deste projeto, destacam-se: a ampliação da permanência e êxito, a divulgação do Campus Macaé no cenário acadêmico e a cooperação nos eventos de outros campi do IFFluminense. O Coro IF Macaé é regido pelo Maestro Hélio Júnior, Licenciado em Educação Musical-CBM, especialista em Educação Musical-UCAM e mestre em Música-UNIRIO.

 

18:00 - No botequim com Noel (Área Externa)

O espetáculo é uma produção cênica-musical dos alunos do curso de Licenciatura em Música do IFF Campus Campos Guarus. A apresentação aborda releituras do vasto repertório do Poeta da Vila, celebrando sua música e enaltecendo sua importantís- sima contribuição para a construção da música popular brasileira.

 

 

DIA 13/09 | QUINTA-FEIRA


09:00 - MutAção (Auditório Principal)

É um espetáculo de dança-teatro em que transpassa a temática da jornada do ser no universo sempre em movimento, em constante metamorfose e estado de consciência e em transformação até sua própria descoberta do infinito.

 

10:30 - Conjunto de Cordas Dedilhadas (Área dos Quiosques)

O conjunto de Cordas Dedilhadas da Licenciatura em Música - IFF Guarus atua desde 2016, quando se criou um grupo estável e atuante, embasado em um repertório para instrumentos de cordas dedilhadas, que visa a promoção do fazer artístico; atividade indissociável da formação pedagógica e musical dos discentes. O grupo já realizou diversas apresen- tações e já participou de Master Classes com Adamo Prince, Bartholomeu Wiese e Carlinhos Moreira. Para o segundo semestre de 2018, estão previstas novas apresentações do grupo; destacando o convite para participar do II Encontro Internacional de Cordofones na Escola de Música da UFRJ em setembro.

 

16:30 - Teatro-Dança Cambuci (Área dos Quiosques)

Onde (não) se encaixam as mulheres, em tempos de debates sobre o que é próprio ou apropriado, o lugar ou não lugar de fala, de escuta, de direito da mulher? Como as experiências de vida de adolescentes (meninos e meninas) em formação podem contribuir para essa discussão? Em tempos de transformações profundas, o movimento e a expressão de corpos em   mutação podem levantar discussões instigantes e provocadoras sobre o tema.

 

18:00 - Prática Instrumental (Área dos Quiosques)

O IFF Campus Cabo Frio tem desenvolvido desde 2014 diferentes atividades musicais dentro e fora da instituição, como festivais de bandas, saraus, apresentações musicais vocais e instrumentais. Estas atividades têm envolvido não apenas a comunidade escolar (alunos e servidores), como também a comunidade externa. O repertório desenvolvido passa pela MPB, Jazz e música latina, visando proporcionar aos envolvidos a vivência musical em diferentes estilos e épocas, fortalecendo a prática em conjunto e a produção artística.

 

 

DIA 14/09 | SEXTA-FEIRA


09:00 - Camerata de Cordas IFF Guarus (Auditório Principal)

A Camerata de Cordas do IFF Guarus é um grupo artístico composto por alunos do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus. Com a direção do professor Charles Vianna, o grupo desenvolve um repertório erudito e popular pedagogicamente selecionado, explorando novos repertórios e a prática artística, com o intuito de ampliar a concepção musical e estética do licenciando em música.

 

10:30 - Proj. Integ. de Musicalização (Área dos Quiosques)

O projeto tem por objetivo a formação integral dos participantes, por meio de atividades musicais, integrando comunidade escolar e a comunidade externa. São realizadas dinâmicas e oficinas sobre as partes rítmicas das músicas, abordagem sobre área vocal e apresentações musicais com repertórios da música brasileira em eventos na territorialidade do IFFluminense. Em 2017, o Projeto Integrador de Musicalização iniciou suas atividades no Campus Avançado São João da Barra, motivado pelas solicitações realizadas por alunos com habilidades musicais que almejavam poder aprimorar e praticar seus talentos de maneira sistematizada. Desde então, o aluno Filippe Rangel atua com comprometimento e qualidade como monitor das atividades práticas sob a coordenação pedagógica da professora Dayana Dias.