preloaderlogo please wait

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância que atua diretamente na elaboração, proposição e aperfeiçoamento das políticas da formação profissional e tecnológica, abrangendo também a pesquisa, a inovação, a extensão e o ensino agrícola. 
São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – implantadas em 568 municípios de todas as unidades da federação. 

Missão: Fortalecer as instituições da Rede Federal, por meio da sua articulação e representação política, em benefício da Educação Profissional, Científica e Tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Visão: Ser reconhecido nacional e internacionalmente como articulador da Educação Profissional, Científica e Tecnológica inovadora e inclusiva.

Valores: União; Gestão Democrática; Sustentabilidade; Equidade; Transparência; Ética, e Solidariedade.
Importante agente propulsor do modelo de educação profissional e tecnológica brasileiro, o Conif possui cooperação com diversos países, além da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É parceiro da Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI) e um dos representantes do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) no Brasil.